quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pivetta abre oficialmente o 7º Cinefest Votorantim

O prefeito de Votorantim Carlos Pivetta participou na noite de terça-feira (16), da abertura oficial do 7º Cinefest Votorantim, promovido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura. Na primeira noite foram exibidos seis curtas metragens da mostra competitiva. O festival segue até domingo (21).
Pivetta destacou que o governo municipal tem se empenhado para a realização das ações culturais e com o Cinefest não é diferente. O prefeito agradeceu o empenho de todos os envolvidos. “Realizar a mostra de vídeo é sempre um desafio e este ano já está sendo um sucesso”, disse.
O evento contou ainda com a presença do secretário de Cultura, Clayton Leme e demais organizadores do festival. O Cinefest é um festival de cinema de caráter competitivo e tem como objetivo a formação de público no interior do Estado, incentivo à formação de profissionais, difusão de obras audiovisuais produzidas no país, debates entre estudantes e realizadores e o intercâmbio e desenvolvimento cultural no interior paulista.
Durante e após o Cinefest, mostras paralelas de curtas estão sendo exibidas em diversos pontos da cidade como: cadeia pública feminina, escolas públicas, bairros e também serão feitas projeções no terminal de ônibus. No dia 20 haverá um encontro no espaço Aquário Cultura com todos os realizadores de curtas regionais e membros do júri oficial para debate sobre seus trabalhos.
Além das mostras competitivas de curtas, haverá a exibição de longas metragens no auditório com a presença confirmada de seus diretores: “Léo e Bia”, de Oswaldo Montenegro no dia 18; “Seqüestro Relâmpago”, de Roberto Santucci no dia 19 e “A Festa da Menina Morta”, de Matheus Nachtergaele no dia 20. 
O encerramento será no dia 21 com a divulgação dos premiados, homenagens para Roberto Galli, Wilson de Campos e Nelsinho Toledo – três personalidades de reconhecido valor para a história do cinema votorantinense, exibição dos curtas produzidos pelo Núcleo de Audiovisual de Votorantim e do curta que será produzido durante o workshop “Produção Cinematográfica” que ocorrerá durante a semana.

Prefeitura de Votorantim - Secretaria de Comunicação (SECOM)
17/11/2010 – (015) 3353-8572

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

7 °Cinefest de Votorantim


7º CINEFEST VOTORANTIM é um Festival de Cinema de caráter competitivo e tem como objetivo a formação de público no interior do Estado, incentivo à formação de profissionais, difusão de obras audiovisuais produzidas no país, debates entre estudantes e realizadores, o intercâmbio e desenvolvimento cultural no interior paulista.

Inscrições e informações no site do evento: 






sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Pesquisa Dos Cineastas

director-chairCaros colegas,

Essa é a lista de como ficaram os grupos que irão pesquisar os cineastas.

 

AKIRA KUROSAWA – Dia 08/09/2010

Davi | Evandro | José Carlos

 

FEDERICO FELLINI – Dia 22/09/2010

Felipe | Letícia | Sandra

 

LUIS BUÑUEL – Dia 06/10/2010

Mateus | Joseane

 

INGMAR BERGMAN – Dia 20/10/2010

Juliano | Marcelo

 

ANDREI TARKOVSKY – Dia 03/11/2010

Tatiane | Silvano

 

JEAN LUC GODARD – Dia 24/11/2010

Alessandro | Francine | Hélio

 

Lembrando que é preciso pesquisar:

  • BIOGRAFIA

  • FILMOGRAFIA

  • VALOR HISTÓRICO

  • ESTILO

  • TEMÁTICA

  • FRAGMENTOS DE FILMES

 

Abraço

A história de Votorantim virou filme

Com apenas 47 anos, a cidade de Votorantim é uma das mais jovens do Estado, mas já tem um passado rico o bastante para render um filme - e essa é a proposta do cineasta e diretor Vicentini Gomez, que já trabalhou na TV Globo em novelas como Cama de Gato e Malhação. Com seu roteiro já entregue à Prefeitura, o documentário de 45 minutos com 150 atores (votorantinenses acima de oito anos) e animação em 3D deve começar a ser filmado em setembro deste ano. A seleção do elenco será feita nos dias 28 e 29 de agosto no Espaço Aquário Cultura. Para participar, é só fazer sua inscrição na Secretaria da Cultura (Rua Joaquim Fogaça, 82 - Vila Dominguinho, Votorantim) até o dia 26. Para mais informações, ligue (15) 3243-1191.

Fonte: cruzeirodosul.inf.br

domingo, 22 de agosto de 2010

Francis Ford Coppola

7/4/1939, Detroit (EUA)

Quando um repórter perguntou a Coppola qual o atributo mais importante de um cineasta, a resposta foi simples: "Coragem. Coragem quanto a seus instintos e suas idéias, porque senão você simplesmente se submete e muda. E as coisas que podem se tornar memoráveis estarão perdidas".
Francis Ford Coppola nasceu em Detroit, mas foi criado no bairro do Queens, em Nova York. Naquela cidade, em 1955, ingressou na Hofstra University, onde cursou cinema. Mudou-se depois para Los Angeles, indo estudar na Universidade da Califórnia (Ucla). Nessa época, foi assistente do famoso diretor Roger Corman numa série de filmes de baixo orçamento.
Em 1963, dirigiu sua primeira fita, "Dementia 13". No mesmo ano, casou-se com Eleanor Coppola, com quem teria quatro filhos.
Nos anos seguintes, colaborou em vários roteiros, inclusive na adaptação de um texto do dramaturgo Tennessee Williams. Em 1969, Coppola e George Lucas criaram a produtora independente American Zoetrope.
Em 1970, o roteiro adaptado de Coppola para o filme "Patton" foi indicado ao Oscar.
O primeiro filme realizado pela Zoetrope foi "THX 1138", produzido por Coppola e dirigido por Lucas, em 1971. No ano seguinte, Coppola dirigiu "O Poderoso Chefão" ("The Godfather"), que lhe valeu uma indicação para o Oscar de melhor diretor.
Em 1973, produziu outro filme de George Lucas, "Loucuras de Verão" ("American Graffiti"), um grande sucesso, indicado para cinco Oscars.
Em 1974, depois de ter escrito o roteiro para "O Grande Gatsby" ("The Great Gatsby"), dirigiu "A Conversação" ("The Conversation"), que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes. No mesmo ano, estreou "O Poderoso Chefão II" ("The Godfather: Part II"), que conquistou seis Oscars.
Em 1979, Coppola realizou seu projeto mais ambicioso: "Apocalypse Now", uma adaptação de "O Coração das Trevas" (o romance clássico de Joseph Conrad) ambientada na Guerra do Vietnã. Com esse filme, conseguiu outra Palma de Ouro em Cannes.
Além de roteirista e diretor, Coppola fez carreira como produtor executivo. Entre as fitas que produziu, estão "Kagemusha", do grande cineasta japonês Akira Kurosawa; "Hammett", do alemão Wim Wenders; e "Jardim Secreto" ("Secret Garden"), um filme para crianças que tem no elenco a veterana atriz Maggie Smith.
Na década de 1980, Coppola dirigiu diversos filmes de sucesso, como "O Fundo do Coração" ("One from the Heart"), "Vidas sem Rumo" ("The Outsiders"), "O Selvagem da Motocicleta" ("Rumble Fish") e "Cotton Club".
"O Poderoso Chefão III" estreou em 1990 e foi outro grande sucesso de bilheteria. Entre os filmes mais recentes, estão "O Homem Que Fazia Chover" ("The Rainmaker") e "Supernova". Francis Ford Coppola continua sendo um dos mais atuantes diretores e produtores do cinema.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pedro Almodóvar

(Diretor de cinema espanhol)
24-9-1951, Calzada de Calatrava, Ciudad Real, Espanha

Pedro Almodóvar iniciou sua atividade artística na área do teatro e do movimento vanguardista, em contato com as correntes artísticas alternativas do momento, nas quais ingressou por afinidade e com uma visão cinematográfica pouco usual. Transformado em estandarte da Movida Madrileña (movimento de renovação cultural lançado em Madri após a morte do ditador Francisco Franco), de 1974 a 1978 realizou filmes em Super 8, seu primeiro longa-metragem. Fazia a sonoplastia no momento da projeção. Sua carreira começou realmente com Pepi, Luci, Bom (1979-1980), ponto de partida definitivo do estilo Almodóvar, tanto na forma como no conteúdo. Nesse filme já aparecem todos os elementos característicos dos trabalhos seguintes (Labirinto de Paixões, 1982; Maus Hábitos, 1983; Que Eu Fiz para Merecer Isto?, 1984; Matador, 1986; A Lei do Desejo, 1986), que já estavam persentes em alguns de seus curtas-metragens: os irmãos, a mulher, as donas-de-casa, as relações conjugais turbulentas, a moça supermoderna, os anúncios, a música, as fotos, as janelas, os movimentos de câmara extravagantes, a paisagem urbana (Madri), os ambientes kitsch, a amizade entre mulheres, a homossexualidade, a transexualidade, a depravação, o absurdo ao estilo de Luis Buñuel. Em Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), rompeu um pouco com seu cinema anterior, mas de um modo coerente: abandonou o frívolo e o miserável e passou para o sofisticado e elegante, sem deixar de ser ele próprio, como continuou a demonstrar em filmes como Ata-me (1989), De Salto Alto (1991), Kika (1993), A Flor do Meu Segredo (1995) ou Carne Trêmula (1997). Almodóvar transformou-se no mais popular cineasta espanhol e com maior projeção internacional, ainda mais depois de Tudo sobre Minha Mãe (1999), que lhe deu o Oscar de melhor filme estrangeiro.

sábado, 14 de agosto de 2010

Charles Chaplin

“Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
mais do que de máquinas, precisamos de humanidade.
Mais do que de inteligência, de afeição e doçura.
Sem essas virtudes, a vida será de violência
e tudo será perdido”.

Biografia

Charles Spencer Chaplin nasceu no dia 16 de abril de 1889 às 20 horas, em um subúrbio de Londres. Sua mãe, Lili Harley, era atriz de comédia. Seu pai, também artista do music-hall, abandonou a família quando Charles ainda era pequeno. Um grave problema de laringite acabou com a carreira da jovem Lili Harley, obrigando Charles Chaplin a debutar artisticamente com apenas cinco anos de idade.
O teatro, muito freqüentado por soldados, não era propriamente um local "seletivo", mas foi onde o pequeno Chaplin pôde demonstrar pela primeira vez o seu grande talento para a interpretação.
Os primeiros anos da vida de Chaplin se passaram em orfanatos, e foi neles onde Chaplin encontrou todos os elementos que utilizaria mais tarde nos roteiros dos filmes que dirigiu e interpretou. Essa primeira etapa da sua vida não tinha o humor nem a ironia com a qual o cineasta sensibilizou o público do mundo inteiro.Felizmente, Chaplin acabou construindo a sua vida com a única coisa positiva que poderia ter herdado da sua família: a paixão pelo teatro. Graças a seu pai, comemorou o seu oitavo aniversário contratado por uma companhia de bailarinos chamada Eight Lancashire Lads. Pouco depois, a morte de seu pai e a internação da sua mãe em um sanatório marcariam a vida de Chaplin profundamente. Nessa época assinou seu primeiro contrato estável como ator, interpretando um mensageiro em uma versão de Sherlock Holmes. Com esse trabalho, melhorou sua situação financeira. Nesse mesmo ano conseguiu um emprego no Circo Casey, onde pôde desenvolver as suas habilidades cômicas. Já na primeira apresentação, conseguiu arrancar sonoras gargalhadas do público pela maneira desesperada com a qual recolhia as moedas atiradas à arena.
O adolescente Chaplin conseguiu um lugar na companhia do acrobata Fred Karno, apresentado por seu irmão Sidney. Karno, que fazia sucesso com espetáculos de mímica, chegou a ter cinco companhias, apresentando-se em todas simultaneamente. Chaplin rapidamente superou o artista Harry Weldon, com quem dividia o número e, em 1909, teve a sua primeira temporada em Paris.



Chegando em Paris, conheceu os favores das prostitutas, e a cidade onde os irmãos Lumiére, George Méliés e Max Linder fizeram nascer a magia do cinematógrafo. Anos mais tarde, Max Linder diria: "Chaplin teve a gentileza de me confessar que os meus filmes o levaram a fazer os seus próprios filmes. Chamou-me de mestre, mas fui eu que tive o prazer de aprender com ele". Naquela época, o mundo das imagens animadas ainda lutava para conseguir uma linguagem própria e um reconhecimento social.
Depois de outra turnê pelo norte da Inglaterra, Karno ascendeu Chaplin a primeiro ator das representações que a companhia faria nos Estados Unidos, em 1910. Toronto e Nova Iorque foram as primeiras paradas desta turnê, antes de prosseguir para o oeste. A Broadway não assimilou o humor inglês, mas Chaplin chamou a atenção de alguns jornais e de um jovem espectador, que nessa época trabalhava para o cinema; era Mack Sennett, que voltaria a encontrar Chaplin dois anos mais tarde, em uma nova turnê pelos Estados Unidos.
Enquanto estava na Filadélfia, em 1913, Chaplin recebeu um telegrama pedindo-lhe que fosse até um escritório no centro da Broadway. Ali funcionava a sede da Keystone Comedy Film Company, onde lhe ofereceram um salário de 150 dólares para que fizesse três filmes por semana. Depois de algumas negociações, Chaplin acabou aceitando o trabalho e, ao chegar em Los Angeles, reencontrou Mack Sennett, que seria seu novo chefe.

 

Chaplin dividiu camarim com estrelas da casa, como Ford Sterling, Roscoe Arbuckle e Mabel Normand. No início, Chaplin teve que se adaptar ao estilo de Sennett, com perseguições policiais e exibições de insinuantes banhistas. O seu primeiro filme, estreado em fevereiro de 1914, mostrava as aventuras de um personagem cômico na redação de um jornal. Em seu segundo filme, Corrida de automóveis para meninos (1914), criou um personagem que logo seria identificado pelo público. Sennett pediu-lhe que se vestisse de maneira engraçada. "Pensei que poderia usar umas calças muito grandes e uns sapatos enormes, além de uma bengala e um chapéu coco. Queria que tudo fosse contraditório: as calças folgadas, o paletó apertado, o chapéu pequeno e os sapatos enormes. Não sabia se deveria parecer velho ou jovem, mas quando me lembrei que Sennett tinha pensado que eu era bem mais velho, coloquei um bigodinho que me daria alguns anos sem esconder a minha expressão". Assim nasceu o famoso "Tramp" (que os povos dos países de idioma espanhol passaram a chamar de "Carlitos"). As disputas com outros diretores e a ambição dificultaram sua relação com a Keystone, depois de ter filmado 35 longas-metragens em apenas um ano. Não foi difícil conseguir, em 1915, um contrato com a Essanay, a produtora que tinha por estrela principal Gilbert M. Anderson, o famoso Bronco Billy dos primeiros filmes western. A partir desse contrato, Chaplin começou a ganhar 1.250 dólares por semana e uma bonificação extra de 10.000 dólares, com a qual formou uma equipe bastante competente, consolidando uma técnica e um estilo próprios.
Insatisfeito com os estúdios da Essanay em Chicago e em São Francisco, instalou-se em Los Angeles. Desde o primeiro dos quinze filmes que realizou para essa produtora, teve a colaboração de Rollie Totheroth, seu fiel câmera durante sua carreira nos Estados Unidos. Contratou Edna Purviance como primeira atriz dos filmes que realizaria nos próximos quinze anos , logo após ter começado a dirigir, percebeu "que o posicionamento da câmera não era apenas uma questão psicológica, ms também constituía a articulação da cena; na verdade, era a base do estilo cinematográfico". O sucesso de Chaplin foi consolidado pelo contrato com a Mutual em 1916. Em troca de 10.000 dólares semanais e de uma bonificação inicial de 150.000 dólares, Chaplin comprometeu-se a entregar doze curtas-metragens de duas bobinas, dentre os quais estão algumas das sus primeiras obras-primas: "No Armazém" (1916), "Rua da paz" (1917), "O balneário" (1917), "O emigrante" (1917). A produtora colocou um novo estúdio à sua disposição, o Lone Star, e o cineasta pôde trabalhar com liberdade, rodeado por uma equipe de fiéis colaboradores como os atores Eric Campbell, Henry Bergman, Albert Austin e Edna Purviance.
A respeito de seu envolvimento com Edna Purviance, o próprio Chaplin reconheceu na sua autobiografia: "Como Balzac, que achava que uma noite dedicada ao sexo significava a perda de uma página de algum dos seus romances, eu também achava que seria perder um ótimo dia de trabalho nos estúdios".

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Integrante do núcleo de Audiovisual de Votorantim é premiado no Concurso Minuto na Virada Cultural Paulista 2010

O aluno Juliano Vieira Agostinho do núcleo de Audiovisual oferecido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, foi um dos ganhadores do prêmio de melhor vídeo do concurso “Minuto”, promovido na Virada Cultural Paulista 2010.
Com o título “Palhaços Versus Seriedade = Sorrisos”, o vídeo do votorantinense foi um dos 10 escolhidos entre os inúmeros enviados de todo o estado. Como prêmio ele irá receber R$ 500,00, além do troféu Minuto.
Os outros vídeos premiados são das cidades de Americana, que recebeu o prêmio aquisição (R$ 1.000,00) e os demais como melhor vídeo: Marília, São José do Rio Preto (2), São Paulo, São Carlos, Santa Bárbara D'Oeste, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Paraguaçu Paulista.
Para conferir o vídeo premiado de Juliano, além dos demais, basta acessar o endereço eletrônico http://www.minutefestival.com/festivaldominuto/index.php?page=news.